Resenhas dos Livros anteriores: Para Sempre e Lua Azul
Ficha Técnica
Nome do Livro: Os Imortais- Terra de Sombras
Autor: Alyson Noël
Páginas: 280
Editora: Intrínseca
ISBN:9788598078984
Compre:Submarino
Antes tarde do que nunca! Já faz um tempo da publicação da resenha de Lua Azul, segundo livro da série Imortais. Mas, para não deixar os ávidos leitores do blog na mão, resolvi fazê-la de uma fez por todas. Em Terra de Sombras, Ever paga o preço de sua atitude precipitada em Lua Azul, pois preferiu confiar em Roman do que nas gêmeas que certamente poderiam ajudar o seu amado. Não podendo mais tocá-lo, Ever está destinada a uma vida separada do seu maior amor. Ingenuamente, e ao mesmo tempo com o interesse de poder voltar a tocar em seu namorado sem matá-lo, Ever recorre à Roman, implorando pelo antídoto. Entretanto, o preço é alto de mais, e põe a prova muitos dos princípios de Ever.
O que Ever não sabe é que existem mais forças contra o seu relacionamento com Damen do que a favor. Para acalmar os ânimos de sua tia Sabine, ela aceita um emprego numa livraria, onde também estaria constantemente em contato com feitiços que talvez (um talvez muito ''talvez'') pudesse salvar Damen da morte ao encostar nela. Lá ela conhece Jude, a única pessoa no mundo capaz de acabar com o milenar amor de Ever e Damen.
A partir daí começa um triângulo amoroso que é, no mínimo, clichê. Com um tom de Diários do Vampiro, a história fica um pouco melhor do que antes.
Cheio de feitiços, magia negra e tudo mais que dá um tom místico ao livro, Terra de Sombras não agrada tanto. É um livro com uma protagonista insegura, infantil e despreparada. Não tem a menor ideia do que está fazendo, e quando não está agindo por impulso, as consequências aparecem como se estivesse. E o pior de tudo é que ela põe a prova seu grande amor por Roman com o aparecimento de Jude.Entretanto, o livro não possui somente pontos ruins. É melhor que o livro anterior, sem dúvida, pois trás mais ações e mais surpresas. O que falta verdadeiramente para essa coleção é a emoção que muitas vezes movimenta histórias longas.
Alyson Noël agrada em diversos pontos, como na narrativa rápida, nos capítulos curtos, mas peca na história simples e meio que sem graça. Na verdade, tudo culmina na ingenuidade daquela que se diz protagonista, mas que tem muito menos destaque do que outras personagens.
Uma das partes que salvam o livro é justamente a que dá a este o título. A Terra de Sombras é o local para onde os Imortais vão quando ''morrem''. Talvez, a partir disso, os próximos livros possam melhorar significativamente. Esse buraco negro e solitário amedronta Damen, e faz com que Ever tome atitudes ridículas e insensatas. Enfim, esse local, além de trazer à tona as fraquezas dos imortais, nos traz valores essenciais, como o carma (Damen passa por um período de culpa um tanto tramático) e a apreciação da arte. Outro ponto forte e que não estava presente nos outros livros é, sem dúvida, o ar mais científico do livro. Apesar de todos os defeitos de Ever, não dá para se negar que ela evolui desde que começa a namorar com Damen.
Para finalizar, deixo aqui minhas esperanças de melhora para os outros quatro livros da série. Vou terminar de lê-la,e postarei a resenha aqui para vocês. O que digo agora é que vale a pena graças aos valores e ensinamentos transmitidos, mas a narrativa deixa muito, muito a desejar.
Avaliação: 7,5/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário