Título: Memórias de Uma Gueixa
Autor: Arthur Golden
Páginas:457
Editora: Imago Editora
ISBN: 8531206057
Compre: Submarino
Memórias de Uma Gueixa foi um livro que me emocionou de verdade. Mostrando a verdade sobre toda a vida das Gueixas no Japão, o livro tem um toque de inocência, malícia e história. Chiyo, uma pequena menina que mora em uma aldeia de pescadores, se vê em uma difícil situação: com sua mãe doente, o futuro é incerto. Mas eis que surge uma luz: um homem de negócios vende Chiyo e sua irmã, Satsu, para uma casa de gueixas, uma okiya. Chegando a Kioto, os olhos cinza-azuis de Chiyo encantam as donas do okiya, enquanto sua irmã não tem encanto suficiente. É aí que a história toma um rumo totalmente diferente: o principal objetivo da pequena menina é reencontrar sua irmã. Mas o destino tem outros planos para ela.
Tendo de conviver com a gueixa do okiya, Hatsumomo, Chiyo segue uma vida de empregada. Logo quando suas chances de subir na vida surgem, ela comete um erro fatal. Mas é esse erro que faz o sucesso surgir.
Com um toque de encanto especial, uma imersão na cultura tradicional japonesa, o livro é magnífico. Em todas as suas 457 páginas não há um momento em que ele deixe de ser interessante. A história de Chiyo é realmente comovente, e mostra os desafios que uma mulher confinada a sustentar sua casa e proteger seu futuro tem que assumir a fim de realizar os seus sonhos e desejos. O livro concentra-se numa visão da infância, num sonho por uma vida melhor. Entre as disputas com Hatsumomo, que quer a todo custo acabar com a carreira de Chiyo como gueixa, ela conhece sua mestre que a acompanhará para sempre: Mameha, uma importante gueixa que a introduz na vida noturna do distrito de gueixas de Gion.
Acima de todos os valores de vida que o livro transmite, o que mais me tocou com certeza foi como as gueixas são vistas por nós, ocidentais. Muitas vezes já havia ouvido que elas eram as ''prostitutas'' do Japão. Conhecendo o processo de formação e o trabalho de uma gueixa, é possível perceber o quão longe essa definição está das verdadeiras mulheres do Japão. As gueixa são as mulheres que entretêm os homens, sem nenhuma relação corporal. Elas contam histórias, piadas, bebem com eles, enfim, fazem companhia. São verdadeiras mestras nas artes, e tem que ralar muito para se tornar uma gueixa famosa!
Entre outros fatos contados, com esse livro podemos conhecer o que foi realmente os anos da II Guerra Mundial, a partir da visão do povo japonês, as influências do governo sobre o povo e como o mundo muda após um evento de tal magnitude.
Para conhecer todas as aventuras de Chiyo, a nossa futura Sayuri, seus sacrifícios, suas disputas e seus sonhos, leiam o livro, e tenho certeza que também irão se apaixonar!
Super indico, vale muito a pena, e nos sites de venda pela internet o livros muitas vezes está em promoção. Para finalizar, digo a vocês que não é a toa que ele é um dos maiores sucessos literários do mundo: incrível, envolvente e mágico.
Até a próxima e boa leitura!
Avaliação: 10/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário