quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Resenha | Dom Casmurro


Ficha Técnica
Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Páginas: 224
Editora: Lafonte
ISBN: 9788581860343
Compre: Submarino
Fonte

O maior escritor da Literatura Brasileira deixou um legado de diversos livro, entre ele Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e, é claro, Dom Casmurro. O livro é considerado por muitos sua obra prima,e talvez o seja. Situado na cidade do Rio de Janeiro sem uma data específica (meados do século XIX), o livro conta a história de Bentinho, e como sua vida sempre foi problemática. Foi criado somente pela mãe e os agregados da casa, José dias, Tio Cosme e Prima Justina, que sempre influenciaram em sua vida. Enquanto Bentinho crescia, sua amizade com a vizinha, Capitu, aumentava cada vez mais, e essa aproximação chamou a atenção de José Dias, que lembrou à Dona Glória, mãe de Bentinho, sobre sua promessa: fazer seu filho padre. Mas a ideia de se separar de Capitolina apavora Bento, e os dois passam a armar planos para impedir a ida do menino ao seminário, onde ficariam separados, talvez pela vida toda. Contando com a ajuda de José Dias, Bentinho tenta persuadir sua mãe, mas a promessa é essencial: Bentinho vai para o seminário. Porém sua paixão de infância, Capitu, também o amava. E assim os dois fazem mais uma promessa: só irão casar-se um com o outro, e viveriam juntos durante toda a vida. Pensando no futuro promissor que teria ao lado de Capitu, Bentinho continua seu plano para se livrar da vida de padre. No seminário, o menino conhece Escobar, um garoto que se tornou seu grande amigo, e quem, com seu jeito observador, elaborou o plano que acabou por tirar Bentinho do seminário e selar o seu destino.
Em comparação com outros romances da época, Dom Casmurro é, sem dúvida, o que analisa mais a fundo a mente do narrador-personagem e critica todos os comportamentos da época. Com seu jeito irônico, Machado de Assis construiu uma obra complexa sobre a psicologia humana e o que acontece quando a dúvida domina na vida. Enquanto Bentinho vive seu conto de fadas ao lado de Capitu, coisas estranhas começam a acontecer e o levam a crer que Capitu o está traindo com seu melhor amigo, Escobar. Essa dúvida leva o protagonista a loucura, e vê traição até onde não havia. A desconfiança de Bento é baseada principalmente na semelhança enorme que há entre seu filho Ezequiel e seu melhor amigo, Escobar. Tudo leva diretamente à separação do casal que se amava desde a infância. Mas como acreditar que Bentinho estava louco, se Capitu agia de modo estranho e parecia estar sempre tentando enganá-lo? Seus olhos de cigana oblíqua estavam enganando o marido? Em que acreditar? A dúvida permanece durante todo o livro.
Um ótimo exemplo do Realismo Brasileiro, Dom Casmurro realmente merece seu lugar de destaque. Sua leitura faz com que percebamos como todas as nossas convicções são frágeis, como tudo na vida pode mudar e como a desconfiança pode levar a decadência humana. Super indico esse livro, que, além que mostrar grande parte da história do Brasil, é muito interessante. Já tive certo preconceito contra os livros da Literatura Brasileira, mas agora tornou-se claro porque eles são tão importantes: mostrando o diferente pensamento das épocas, eles nos levam a uma viagem no tempo, e nos fazem compreender melhor o mundo. Espero que a resenha faça que todos os leitores do Livros & Cinema tenham mais interesse pela nossa Literatura. Qualquer dúvida, é só colocar nos comentários!(no caso de precisar de mais detalhes para provas, trabalhos, etc...) Para finalizar deixo uma última questão aos que já leram o livro: Capitu traiu ou não Bentinho? Até amanhã!


Avaliação: 9/10



2 comentários:

  1. Amo esse livro, o único que eu gostei de ler durante o ensino médio kkk Afinal Capitu traiu ou não o Bentinho?!

    bjos,
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito! A eterna dúvida hahahaha.
      Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...