sábado, 18 de agosto de 2012

Resenha | Memórias de Um Sargento de Milícias



Ficha Técnica
Nome do Livro: Memórias de um Sargento de Milícias
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Páginas: 208
Editora: Lafonte
ISBN: 9788581860374

Compre: Submarino
Fonte

Memórias de Um Sargento de Milícias é um eterno marco da literatura brasileira. Contando a história de Leonardo, desde o momento em que ele não havia nem nascido, o livro mostra o perfil típico do brasileiro: o malandro. Leonardo Pataca, pai do protagonista, e Maria das Hortaliças, acabam concebendo o filho na viagem de Portugal para o Brasil. Depois de sete anos, seus pais acabam brigando por causa da desconfiança de uma traição por parte de Maria das Hortaliças. Abandonado por ambos os pais, Leonardo filho acaba sendo abrigado pelo padrinho, o barbeiro, e recebendo ajuda também da madrinha, a parteira.
Desde pequeno, Leonardo sempre fora muito travesso. Porém seu padrinho sempre o acobertou, declarando que era somente uma fase. Pregando peças na vizinhança, no padre, aprontando na escola e nas procissões, Leonardo cresce e acaba conhecendo Luisinha, neta de D. Maria, uma senhora rica e amiga de seu padrinho. Aos poucos tentando se aproximar da estranha (mas pálida e doce) menina, Leonardo vê no seu relacionamento não apenas o amor, mas um método de ascensão social. Quando vê seu casamento ameaçado pelo aparecimento de José Manuel, um salafrário que só quer se casar com Luisinha pela herança de sua avó, Leonardo filho pede ajuda para sua madrinha, a parteira, que com sua incrível habilidade de fazer intrigas, consegue afastar José Manuel da casa de D. Maria. Enquanto isso acontece, Leonardo-Pataca casa-se novamente, dessa vez com a filha da parteira. Com a morte do barbeiro e a ainda menoridade de Leonardo filho, este é obrigado a morar com o pai. Entretanto, as coisas não vão muito bem por lá, já que Leonardo não se dá bem com Chiquinha,a mulher de seu pai. Certo dia, após uma intensa briga, Leonardo é expulso de casa, e acaba arrumando outra família, onde dessa vez apaixona-se por Vidinha, uma mulata muito talentosa. Vivendo por um tempo na casa desta, Leonardo acaba despertando a inveja dos primos da moça, também apaixonados por ela, que acabam armando várias para cima dele.
Sendo tratado muito bem na casa de Vidinha, Leonardo filho acaba preso pelo major Vidigal, justamente por vadiagem. Aproveitando um momento de distração do Major ao conduzi-lo para a prisão, Leonardo foge e torna o famoso Major Vidigal motivo de chacota por toda a cidade. Na casa de D. Maria, José Manuel consegue desmantelar a intriga feita pela Comadre, e acaba casando com Luisinha, que vive de forma infeliz, já que o marido só se preocupava com dinheiro.
Com o Major determinado a prender Leonardo, a Comadre tenta ajudar o afilhado e o obriga a arranjar um emprego na ucharia real. Quando Leonardo acaba se envolvendo com a esposa do toma-largura da ucharia, é demitido. Depois de ouvir poucas e boas de Vidinha, que pensava estar sendo traída, Leonardo é preso pelo Major Vidigal, e acaba desaparecendo po um longo tempo e caindo em desgraça com a família de Vidinha.
Sendo feito Granadeiro pelo Major Vidigal, que queria aproveitar a malandrice do garoto, Leonardo não consegue exercer sua função sem suas peraltices. Armando a fuga de um perseguido do major, Leonardo cai em desgraça e é preso novamente. A comadre, sentindo pena de seu sobrinho, encontra uma antiga namorada do Major, Maria Regalada, que acaba por ajudar a comadre a persuadir Vidigal para ajudar Leonardo filho em tudo o que fosse necessário. Depois de solto, Leonardo volta a se encontrar com Luisinha, dessa vez no velório de José Manuel, morto do coração. Ao se reencontrarem, os dois apaixonam-se novamente, e passado o período de luto, os dois recomeçam a namorar.
Todavia, um último conflito impede que os dois se unam: um granadeiro não por se casar. Os dois recorrem, portanto, mais uma vez ao Major Vidigal, que agora vive com sua amada, Maria Regalada, e promove Leonardo ao cargo de Sargento de Milícias. Agora livre para se casarem, Leonardo filho e Lusinha recebem a herança do barbeiro, e vivem anos muito felizes.
Bem humorado, o livro, como já disse, faz o retrato típico do malandro brasileiro do século XIX. Um marco na literatura, Memórias de Um Sargento de Milícias foi publicado na forma de folhetins, e mais tarde reunido em um romance. Com várias características do movimento literário em que se situa, o Romantismo, o livro é ótimo de ser lido. Como dá pra perceber, escrevi essa resenha voltada para quem precisa do livro para trabalhos e vestibulares ( o livro é muito pedido em várias universidades). Se acaso restar alguma dúvida, é só comentar!  Embora essa resenha seja mais objetiva, deixo aqui minha opinião: é um ótimo romance, que entretêm do começo ao fim! Indico não só para quem precisa para alguma prova, mas para todos que buscam diversão na leitura!
Até amanhã!



Avaliação: 9,5/10


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...