quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Resenha | A Batalha do Apocalipse

Ficha Técnica:
Nome do Livro: A Batalha do Apocalipse
Autor: Eduardo Spohr
Páginas: 586
Editora: Verus
ISBN: 9788576860761


Compre: Submarino
Fonte

Histórias sobre a eterna luta entre anjos e demônios sempre me atraíram. Desde que comecei a séria Sobrenatural, que  em breve terá um post aqui no Livros & Cinema, sempre busquei livros com esse tema. Um deles é o livro O Senhor da Chuva, também de um autor brasileiro. Tinha grandes expectativas com relação a A Batalha do Apocalipse: Da queda dos anjos ao crepúsculo do mundo, porém sinto dizer que me decepcionei.
A história gira em torno do anjo Ablon, um renegado expulso do céu por tentar acabar com a tirania de Miguel e com a sua raiva contra os humanos. O livro todo é fundamentado em flashbacks, indo desde a antiga Roma e da antiga Babilônia até o apocalipse, o fim do mundo  nos tempos atuais. Sinceramente, esse formato não me agradou nenhum pouco. Deixa a narrativa lenta e sem continuidade. Muitas explicações desnecessárias são feitas, cenas que não são nada importantes. Porém a história geral dos flashbacks são muito boas: a visita do anjo Ablon até Lúcifer, sua viagem até Roma e a sua importância nos acontecimentos da Babilônia durante a Era Antiga, até mesmo no nascimento de Cristo.
Todos esses acontecimentos culminam em um ponto comum: o apocalipse. Nas partes onde não há flashbacks (curtas, por sinal), a história envolve uma Guerra Mundial, onde cada bomba nuclear explodida pelos países em guerra simboliza as trombetas do apocalipse, que após tocarem sete vezes, significarão o fim da divisão entre o mundo espiritual e o mundo carnal. Para terminar, há uma guerra muito complexa entre o céu contra o céu, e o céu contra o inferno. O arcanjo Miguel, com seu desejo de ser como Deus, quer dominar todos os outros. O arcanjo Gabriel rebelou-se contra os desejos de seu irmão. Lúcifer, assim como Miguel, deseja dominar tudo e todos. E esses três tem a promessa de combate do plano espiritual, a guerra que levará ao fim dos tempos. E é aí que está a importância de Ablon: ele é um dos chefes do exército de Gabriel, o Mestre do Fogo.
Entre lutas intermináveis, alianças improváveis, uma luta final que certamente faz o livro valer a pena (pelo menos em partes) e um final que só posso descrever como surpreendente e de tirar o fôlego, A Batalha do Apocalipse consegue, mas não é um livro tão bom quanto era esperado. Como já disse, a história é muito boa. O fim dos tempos, uma luta interminável, a morte de muitos. E certamente nesses pontos o livro é ótimo: nas lutas, no final, etc.... Porém, tenho que dizer que ele é, no mínimo, entediante. Demorei muito para lê-lo, e apesar de não me arrepender, por a história ser tão atraente, não foi uma das melhores obras que já li.
Infelizmente  termino essa resenha dizendo que ela foi realmente negativa. É claro que indico o livro principalmente para os fãs da série Sobrenatural, mas, para mim, não foi uma leitura prazerosa, e sim meio que 'forçada'. Espero que tenha sido somente uma primeira impressão, já que é o primeiro livro do autor. Estou na esperança de que seus outros livros superem, e muito, a qualidade deste.



Avaliação: 7/10

Um comentário:

  1. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...