quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Resenha | O Caçador de Pipas

Ficha Técnica
Nome do Livro: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini
Páginas: 368
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520917671

Compre: Submarino

Sem sombra de dúvidas um livro inesquecível,O Caçador de Pipas trata da história de dois garotos: Amir e Hassan. O primeiro, filho de um homem rico, com posses, mas não tão corajoso e honrado como o amigo, filho do empregado, fiel e verdadeiro. Os dois vivem no Afeganistão no período da invasão soviética, quando o país virou um caos. Mostrando como era a vida árdua das pessoas tanto nesse período como no passado e até mesmo no futuro, O Caçador de Pipas surge como um grande marco tanto da literatura histórica como a de romances. Além de um simples contar de histórias, Khaled Hosseini nos trouxe algo ainda mais importante e belo: o valor da verdadeira amizade e o poder que esta tem mesmo com o passar dos anos.
Obrigados a sair do Afeganistão, Amir e seu pai partem para os Estados Unidos, vivendo uma vida bem menos especial da que tinham no país de origem. Lá conheceram amigos, se apaixonara e reconstruíram sua vida que havia sido arrasada pela guerra. No Afeganistão permaneceu Hassan, cuidando da casa de seus patrões durante muitos anos desde a sua partida. A lealdade que o personagem apresenta é notável, e não deve de maneira alguma ser esquecida.
Muitos caracterizaram O Caçador de Pipas como triste. Pelo contrário, os momentos de tristeza são essenciais para que a alegria e a emoção tenham destaque. Não seria possível escrever um livro que retratasse a realidade do Afeganistão sem mostrar o drama das mulheres, homens e crianças, sem mostrar a todos como o país estava e ainda está abandonado, morto e destruído. Uma fagulha de esperança surge para alimentar a alma dos leitores, e a atitude de Amir em cuidar do filho de seu melhor amigo de infância mostra o quão importante são os laços que estabelecemos em nossa vida. A lição que o livro nos traz é que sempre há um futuro melhor, apesar dos obstáculos do percurso.  Vale destacar também o motivo do título: Hassan era, afinal, o Caçador de Pipas das competições que aconteciam nos períodos áureos do país.
Entre todos os valores, críticas, descrições da miséria que a guerra traz, podemos finalizar dizendo que O Caçador de Pipas nos deixa clara uma única e verdadeira coisa: não importa quantos nem quais sejam os nossos erros, temos sempre a chance de fazer diferente, seja por um amigo, pela família, por um país, pelo mundo ou por simplesmente nós mesmos.

Avaliação: 9/10




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...