quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Resenha | O Menino do Pijama Listrado


Ficha Técnica
Nome do Livro: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Páginas: 192
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535911121

Compre: Submarino
Fonte

O Menino do Pijama Listrado sempre foi um livro muito divulgado por todos. Já li faz algum tempo, e a primeira vez que vi alguma notícia relacionada a ele foi na época do lançamento do filme- a partir daí só fiquei com mais e mais vontade de ler. Sinto realmente em dizer o quanto fiquei decepcionado com o livro. Foi um dos poucos que li depois de ter assistido o filme, e é também um dos poucos sobre o qual direi isso: a adaptação é muito melhor do que o próprio livro. Sinceramente, não teria entendido a história do livro se já não a conhecesse.
O Menino do Pijama Listrado conta a história de Bruno, um menino alemão filho de um general nazista. Ele não faz ideia que seu país está em guerra- muito menos das atrocidades cometidas por seu presidente. Porém, ao se mudar para uma casa no campo e ver, pela primeira vez, um campo de concentração, ele começa a fazer ideia da imensidão da Alemanha e de suas atitudes. Sempre aventureiro, Bruno, em uma de suas expedições, acaba por dar de cara com uma cerca enorme. E do outro lado havia um garoto Shmuel, um judeu preso em um campo de concentração, vestindo um pijama listrado. Os dois garotos passam a ser verdadeiros amigos, mesmo um estando de um lado da cerca sofrendo com o trabalho pesado e a tortura. Após muito tempo de conversa com seu novo amigo, Bruno vai conhecendo cada vez mais sobre os acontecimentos do período da guerra, e o que Shmuel sofre dentro da cerca.
Desde que fiquei sabendo da existência desse livro, soube que a história era triste. Mas o fato de o livro ser triste certamente não interfere na crítica: um bom drama é sempre ótimo. O fato é que o livro de John Boyne não me agradou nem um pouco, tanto pela sua falta de detalhes quanto pela linguagem confusa. Sinceramente não teria conseguido compreender nada da cena do clímax se não houvesse assistido justamente aquela parte no filme. Dese modo, o maior defeito do livro é o excesso de detalhes em partes totalmente insignificantes e a sua escassez em partes de suma importância.
Para finalizar, digo que não gostei muito do livro. É, certamente, uma boa leitura, mas não a melhor que já tive, muito pelo contrário. O Garoto no Convés, do mesmo autor, supera e muito a qualidade deste (em breve resenha). O maior defeito de O Menino do Pijama Listrado está no fato de que ele tenta agradar, mas não consegue. Ele conta uma história, uma vida, mas não emociona. Infelizmente, um livro que prometia tanto, mas que obviamente decepcionou tanto quanto.

Avaliação: 6/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...