sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Filmes & Séries: Crítica | O Espetacular Homem-Aranha





Ficha Técnica


DireçãoMarc Webb
ProduçãoAvi Arad
Todd Black
Grant Curtis
Laura Ziskin
Matt Tolmach
RoteiroJames Vanderbilt
Alvin Sargent
Steve Kloves
James Vanderbilt (história)
Criação originalStan Lee
Steve Ditko
Elenco originalAndrew Garfield
Emma Stone
Rhys Ifans
Sally Field
Denis Leary
Chris Zylka
GéneroAção
Aventura
Idioma originalInglês
CinematografiaJohn Schwartzman
EdiçãoPietro Scalia
EstúdioColumbia Pictures
Marvel Entertainment
Laura Ziskin Productions
DistribuiçãoColumbia Pictures
LançamentoEstados Unidos 3 de julho de 2012
Brasil 6 de julho de 2012
OrçamentoUS$ 230 milhões[1]
ReceitaUS$ 534.814.784[1]



Sinopse:
 O Espetacular Homem-Aranha é a história de Peter Parker (Garfield), um estudante rejeitado por seus colegas e que foi abandonado por seus pais ainda criança, sendo então criado por seu Tio Ben (Sheen) e pela Tia May (Field). Como muitos adolescentes, Peter tenta descobrir quem ele é e como ele se tornou a pessoa que é hoje. Peter também está começando uma história com sua primeira paixão, Gwen Stacy (Stone), e juntos eles lidam com amor, compromissos e segredos. Quando Peter descobre uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai, ele começa uma jornada para entender o desaparecimento de seus pais – o que o leva diretamente à Oscorp e ao laboratório do Dr. Curt Connors (Ifans), antigo sócio de seu pai. Procurando por respostas e uma conexão, Peter comete um erro que o coloca em rota de colisão com o alter-ego do Dr. Connors, O Lagarto. Como Homem-Aranha, Peter tem que tomar decisões que podem alterar vidas, para usar seus poderes e moldar seu destino de se tornar um herói.



Pensando em qual filme iria escolher para estrear essa nova seção, não consegui parar de pensar em ''O Espetacular Homem-Aranha''. Espetacular, sem dúvida. De longe o melhor filme de toda a franquia (Homem-Aranha, Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3), o filme prende a atenção, sem restrições, durante todo o filme.
Nessa nova aventura, a história de Peter Parker é contada desde o princípio: uma busca na casa onde morava na infância faz com que seu pai tome uma atitude que vai alterar os rumos da vida do garoto: para sua proteção, deixa-o morando com seus tios Ben e May. Assim, longe dos pais, Peter cresce, e na escola seus problemas só aumentam: quando tenta ajudar um garoto, acaba apanhando do valentão da escola.
Porém tudo muda quando Peter encontra uma maleta que pertencia ao seu pai. Quando encontra alguns documentos escondidos nela, fica intrigado, e seu tio acaba por ajudá-lo revelando o nome de um antigo parceiro do pai de Peter: Dr. Curt Connors. Infiltrando-se em uma enorme empresa da cidade a fim de descobrir mais sobre os misteriosos papeis de seu pai, Peter acaba em uma sala de teias, repleta de aranhas alteradas geneticamente. Ele é picado, como já sabemos, e assim adquire seus poderes de ''aranha''.
Com essa mudança radical em sua vida, Peter se vinga do seu inimigo na escola, e conquista o coração de seu grande amor: Gwen Stacy. Parece que tudo está bem, mas aí o mundo começa a ruir: Ben Parker é assassinado por um bandido quando está procurando por Peter, e este, sentindo-se culpado, passa a usar seus poderes para buscar vingança. Procurando pelo assassino do tio pela cidade, o Vigilante, como é chamado, ajuda a Polícia de Nova York a prender vários bandidos, mas é mal interpretado,e tem de conciliar a luta contra bandidos, perseguição da polícia e, por fim, o surgimento de um novo vilão: O Lagarto. E é aí que a vida de Peter muda novamente: ele se esquece da vingança, e percebe como ajudar as pessoas pode ser gratificante, adotando como meta de sua vida livrar a cidade do Lagarto. Em suas investigações ele percebe outro fato assustador: ele é o criador do lagarto, pois ajudou o Dr Curt Connors a criar uma substância que alteraria a genética de animais. A partir daí muita ação surge,e realmente senti que não conhecia a história. E não porque fosse ruim: parecia que tudo era novo, senti a mesma emoção que tive na primeira vez que vi a trajetória do Homem-Aranha.
Foi um ótimo recomeço para a série, e é necessário fôlego para aguentar todas as reviravoltas! O que mais se destacou nessa nova versão da história foi o humor presente no filme. A história se tornou mais atual, mais próxima dos jovens atuais. Senti que a vida do Homem-Aranha também é comum, como a de muitos outros. Esse humor dá ânimo ao filme, e fez com que muitos rissem no cinema.
É óbvio que o filme não é perfeito: o 3D não é impressionante, apesar de melhorar muito a imagem do filme. Ficou claro que é um filme voltado para os adolescentes, e o drama está presente em todo o filme (junto com o humor, sobre o qual já falei). Apesar de não ser perfeito, volto a repetir: me encantei. Me senti dentro da história do Homem-Aranha, vivendo na mesma cidade, e realmente entendendo como é ser um super-herói, mesmo sem pedir por isso.
Entre toda a história já conhecida, há uma nova trama que surge dentro do filme: a história dos pais de Peter Parker. Durante a maior parte do filme, esse assunto permaneceu em segundo plano, apesar de todos os acontecimentos estarem ligados a isso. Gostei do fim do filme, depois de uma parte dos créditos, onde surge outra dúvida, com uma pessoa misteriosa(ou eu não consegui identificar) que pergunta ao Dr. Connors porque ele não havia contado a verdadeira história dos pais de Peter a ele. Obviamente é a deixa necessária para a sequência. Repito: achei o melhor filme da franquia, e o que mais se aproxima dos quadrinhos por abordar os dramas pessoais do protagonista. Falando dos personagens, achei os atores muito bons, desde o protagonista, que fez o papel com uma facilidade incrível, como se tivesse nascido para interpretar o Homem-Aranha.
Ao contrário de muitas críticas que já li, achei que o novo mistério do filme atrai, e muito. A história não contada do Homem-Aranha me deixou muito curioso. O ar científico também. Em todo o filme ficou claro que não é por mágica que tudo acontece: sempre há um fundamento científico.
Não querendo me estender mais, deixo aqui minha indicação. Para quem não achar o filme espetacular, pelo menor tenho certeza de que vai se entreter. Espero que todos entrem novamente na ''teia'' da história do Aranha.
Depois do primeiro filme maravilhoso, que me deixou de queixo caído, com emoção, sentindo os dramas do personagem, entrando na vida do protagonista, vivendo a história, as lutas contra o lagarto,o novo mistério sobre a vida do herói, a curiosidade acerca dos pais de Pete,o humor divertidíssimo do filme, a impossibilidade do amor com Gwen e o gosto típico de Peter Parker de quebrar suas promessas (um dos trechos que mais me encantou), estarei aqui, aguardando ansiosamente pela sequência do literalmente ''Espetacular Homem-Aranha''.

Avaliação: 9,5/10


Fonte







2 comentários:

  1. Acredito que essa 'pessoa misteriosa' que fala com Connors é, na verdade, ele mesmo, mas na forma do Lagarto. Como no meio do filme, quando ele aparece no subterrâneo falando com ele mesmo sobre o que poderia ser feito para 'melhorar' a vida humana (nós percebemos que ele abre um diálogo entre ele, o cientista, e ele, o Lagarto)!

    Eu também adorei o filme! Espero ansiosamente pela continuação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão! Na hora não me lembrei desse detalhe! O filme é muito bom não é? Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...